Sendo transformados - por Everton Tonin



NA FÔRMA CERTA

Cresci vendo minha avó, uma excelente “doceira”, fazendo bolos pra as nossas festas de família.
Cada fôrma escolhida, para depositar a massa, resultava em uma forma de bolo; eram formas de estrelas, formas de retângulos e a tradicional forma arredondada.

Quando o Senhor nos fala em Romanos 12, 2 em “não nos conformarmos com este século”, lembro-me da casa da minha avó: Cada fôrma gerava um tipo bolo, conforme a sua semelhança.

A palavra século indica o momento de vida agora, dos pensamentos que circulam na humanidade nestes dias. Sabemos que estes pensamentos e padrões, que são gerados pelo o príncipe deste mundo, nos afastam de Deus desde a queda do homem no Éden. Se este pode ser uma “fôrma”, certamente devemos evitá-la.

Nosso padrão, nosso modelo, é o Senhor Jesus.

Quando Moisés recebeu a orientação de construir o tabernáculo, foi lhe dado um modelo celeste. Êxodo 25.9 nos diz: “Segundo tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo e para modelo de todos os seus móveis, assim mesmo o fareis.”

Quando o pai pensa na Igreja, em cada um de nós, pensa também em um modelo celeste: Seu filho.
Em Romanos 8.29 encontramos: ”Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.”
“E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial”, 1ª Corítios 15.49.

Sermos conformados, tomarmos a forma de Jesus; nesta “fôrma”, certamente agradaremos ao Pai.
O Espírito Santo quer nos levar a ser como Jesus, mas há um segredo: “Bolos prontos não se adaptam a novas fôrmas”, se tentarmos, perderemos o bolo.

Assim é conosco, o padrão é Cristo, não nós mesmos.

Precisamos estar dispostos a mudanças, mudanças e mais mudanças. Cada dia, o doce Espírito Santo, está disposto a nos mudar. Vamos dar permissão? Vamos nos deixar moldar?

Em nossas mentes e corações devemos ter um ardente desejo de sermos conformados, de sermos transformados a semelhança de Jesus. Esta atitude permite ao Espírito Santo efetuar todas as mudanças necessárias.

Que alegria para o Pai quando nos encontra assim, prontos para mudar, para sermos transformados mais e mais na semelhança de Jesus!!

Everton Paiva Tonin